INTERAÇÃO - 01 (Responda)

ORIENTAÇÃO: como responder a esta interação

Percebi, conversando com alunos nesta segunda-feira, dia 22 de março, que alguns não sabiam com interagir neste blog. Vejam:

- Para responder à questão referente ao texto desta página de interação, clique no comentário que está embaixo do texto, identifique-se e responda.

ABRAÇOS PARA OS MENINOS.

BEIJINHOS PARA AS MENINAS!!!

Prof. Vitor Alberto



- CONTROVÉRSIA SOBRE PRÉ-HISTÓRIA -



O tema do povoamento do continente americano gera ainda muita discussão entre os estudiosos, arqueólogos e historiadores, como se pode perceber pela leitura dos textos a seguir:
Após a leitura atenta respondam nos comentários a questão proposta:(NÃO ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR E DIZER SUA CLASSE)
TEXTO 01
“As discussões sobre o início do povoamento da América se parecem ainda frequentemente com um debate entre ‘crentes’ e ‘incrédulos’ que se degladiam diante dos olhos perplexos dos que apenas procuram pensar os argumentos. (...) De qualquer forma, a opinião arqueológica internacional começa a aceitar a idéia de que existiram no hemisfério sul populações pelo menos tão antigas quanto (...) 11.550 anos atrás; é preciso agora tomar essa aceitação irreversível publicando detalhada e criticamente os achados (...). comprovada uma antiguidade de mais de 11.000 anos na América do Sul, não haveria como negar a existência de culturas (mais antigas) pelo menos no hemisfério norte.”
André Prous. O povoamento da América visto do Brasil: uma
perspectiva crítica. Revista USP. São Paulo, n. 34, jun-ago 1997. P. 201.
TEXTO 02
“A teoria de Bering já está em xeque, porque a datação de 48 mil anos que obtivemos é absolutamente certa. Não há erro possível: o homem estava em São Raimundo Nonato há pelo menos 50 mil anos. As datas calculadas para essa entrada variavam entre 30 il anos , a mais antiga , e 5 a 12 mil anos, as mais recentes. (...) uma hipótese com que trabalhamos é que a América tenha sido colonizadas por diferentes vagas populacionais, o que, em parte, explicaria as diferentes datações (...). É possível que o homem antigo tenha chegado à América por Bering (...), mas pode ter havido outra passagem. Outra hipótese é que o estreito de Bering tenha estado seco diversas vezes e que a passagem tenha ocorrido em mais de um momento (...).
Niède Guidon. Nas pegadas do homem americano.
Entrevista a Vera R. Costa. Ciência Hoje.
Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, v. 12, n. 69,
dez. 1990, PP. 51-60

Escreva sobre qual é a controvérsia existente entre os dois textos.

21 comentários:

  1. Tainá F. - 1º E
    Há estudiosos que crêem em uma imigração somente da África saindo depois para os outros locais do mundo.
    Porém, também há estudos que digam que há fósseis humanos que existiram mais ou menos na mesma época dos que os Africanos, e por tanto surgiram na mesma época em lugares diferentes, pois o tempo é curto para viagens tão grandes, ainda mais naquela época, na ausência de tecnologias. A segunda teoria é mais provável, já que ela explica a diferenciação racial e fisionômica.

    ResponderExcluir
  2. Tainá, seu comentário é interessante, mas eu solicitei que você procurasse dizer qual a controvérsia, ou seja, o que os autores dos textos estão discutindo?

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer: parabéns Tainá, você foi entre os alunos deste ano a primeira a interagir neste texto. Embora outros alunos já tenham entrado e postado comentários, o seu foi o primeiro preocupado com o conteúdo. Eu gosto muito deste tipó de interação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula 1ºF :
    Adriana:
    No primeiro texto fala que no hemisfério sul populações pelo menos tão antigas quanto (...) 11.550 anos atrás; já no segundo texto a datação é de 48 mil anos .
    Americano segundo alguns estudiosos o continente Americano começou a ser povoado há 30.00,50.000 ou até 60.000 milhões de anos atrás

    ResponderExcluir
  5. Marcelo 1B
    paulo
    fellipe

    O Texto aborda quando a especie humana migrava de lugar para lugar,citando religião no texto deichou mais entrigas e debates para serem descutidos,a "descoberta" na estreita de bering de e bem "polemica",flw profesor acabo a aula e "noiz tem q vaza" XD
    É Noiz Q Ta UHA!

    ResponderExcluir
  6. Muito Legal
    Achei Que teve uma Base muito criativa
    que trouxe facilmente, entendimento para os nossos conhcimentos.
    Também foi colocado em uma forma muito criativa que espõe algumas vezes nossso sentimentos.
    A ideia do blog traz também para nossa Escola.
    Um novo mundo onde todos devem estar

    Alunos: Clebson e Caique Do 1º C

    ResponderExcluir
  7. Tauani e Lucas 1ºc
    O Texto retrata uma forma muito criativa e nós mostra muitos conhecimentos e nós ajudas também a entender de uma forma diferente os nossos conhecimentos...

    Muito bom a Idéia do blog!

    ResponderExcluir
  8. é interessante como esse assunto trás muitas duvidas para os leitores, porém os textos são facilmente intendiveis, estudiosos dizem q o povoamento da america foi pelo "estreito de bering" mas tbm existem mtas teorias q dizem q elas vieram de outros lugares, mto legal essa ideia do blog para das pontos extras para os alunos é uma maneira criativa e interessante de avaliar a interpretaçãao de texto doos alunos !

    Hélio alexsandro f. souza 1ºG
    nº20

    ResponderExcluir
  9. eu acho que a mais plausivel é que eles vieram da asia Passando pelo Alasca, e vindo até a América do Sul onde foram encontrados fosseis datados a mais de 50 Mil anos.

    Robson Soares dos Santos 1ºG
    Nº34

    ResponderExcluir
  10. italo, Carol matioli ,1°G
    Achei criativa a foma como o texto nós mostra conhecimentos deferente...pois não temos tempo para fazer grades viagens!ainda mais na quela epóca que as coisas não faceis...

    ResponderExcluir
  11. Alessandra luiza e Thalyssa 1ºG
    Muito interessante pq fala do povoamento da ameria mas tambem existe teorias qui falam sobre outros lugares diferentes .
    O blog é muito legal pois faz a nossa aula de historia ser diferente e sai da rotina de só ficar na sala de aula e é um jeito dos alunos se interressarem pela aula do professor.

    ResponderExcluir
  12. a controvérsia entre os textos é a crença, pois um diz que os arqueologos e outros ainda pensam em argumentos para ter certeza do que dizem. já o segundo texto mostra certeza no que diz,a respeito da afirmação quanto ao tempo de povoação da america.

    ResponderExcluir
  13. Foto do homem Paleolítico:Estudando-os no decorrer do primeiro bimenstre vim a entender como esses povos-grupo de pessoas viviam analisando assim suas características,meios de sobrevivência e cultura.(HOMEM PALEOLÍTICO)
    Aliás ao estudar sobre a PRÉ-HISTÓRIA observeiu que esses povos deixaram seus vestígios em relação a sociedade hoje.Como se tornou importante aprender sobre eles para mim pois com isso interliguei essa matéria com a História que se tornou,definiu-se a partir da escrita.
    Na imagem percebe-se como era o meio de sobrevivência de cada indivíduo diante da situação em que estavam e de certa forma como viviam naquele lugar-caverna.
    Concluindo que com isso temos como interligar uma matéria em outras,denomina-se interdisciplinaridade.
    Utilizando-a fica bem mais fácil de interpretar e analisar os fatos que estão em questão!
    Jessica Souza de Vasconcelos 1ºD

    ResponderExcluir
  14. Mariah n°30 1°D: Os dois textos falam sobre o mesmo assunto, porém apresentam datações diferentes. Enquanto no Texto 1 o autor fala que o aparecimento do homem da América do Sul se deu há aproximandamente 11.550 anos atrás, o autor do Texto 2 apresenta motivos para que o aparecimento do homem na América do Sul tenha sido há 50 mil anos. Pessoalmente, sou da mesma opinião que o autor do segundo texto.

    ResponderExcluir
  15. Edson Sato 1°A
    Romário Freires 1°A

    O primeiro texto nos fala que o povoamento da América do Sul começou há aproximadamente 11.500 anos ... o segundo texto diz que o povoamento começou há 50 mil anos. Acreditamos mais no segundo texto pois nos parece ser mais convincente pelo fato dele dizer que o povoamento aconteceu por meio do Estreito de Bering. Essa passagem é o meio mais fácil e mais conveniente de ter acontecido o povoamento, se compararmos com outra teoria que provavelmente dirá que os nossos ancestrais atravessaram o oceano

    ResponderExcluir
  16. professor adorei o seu blog pois tem imagens,textos,explicando sobre como o homem pré-histórico vivia antigamente,e fala tambem sobre como ele evoluiu para as outras regiões.
    já as pinturas mostram de uma forma melhor sobre todos os temas acima tratados..
    achei muito interessante pois foi uma forma criativa de mostrar e ensinar mais sobre os nossos antepassados
    aluna:INGRID MONTEIRO BASTOS Nº17 1ºA

    ResponderExcluir
  17. eu adorei as imgens pois retrata um pouco mais da história dos nossos antepassados sobre como eles viviam e sobre como eles se relacionavam entre eles

    aluna:ANNE CAROLINE N°03 1°A

    ResponderExcluir
  18. eu achei esse blog muito legal pois eu acho que todos alunos devem ter asseço pois aqui e e o lugar de todos ele tirar suas duvidas sodre história ou pré historia tem foto muito boas. e pois eu achei muito interessante pois foi uma forma criativa de mostrar e ensinar mais sobre os nossos antepassados e tambem viajar no tem e saber coisas que nem imaginavamos

    renato duarte dos santos N:35 SALA 1B

    ResponderExcluir
  19. É incrivel como nos dias de hoje o que é considerado uma coisa tão normal para nós, consiga assustar os índios.
    Mesmo com tanta tecnologia que existe no "nosso mundo" eles não tem acesso a elas, eles estão presos na sua própria cultura!.

    Beatriz S.Teles . 1°F
    Fernanda S. Almeida .

    ResponderExcluir
  20. marcus 1°A
    um texto fala que os primeiros hominídeos na América apareceram aqui a 11.550 anos e no outro texto falam que chegaram aqui os mais antigos a 50 ou 30 mil anos atrás e com isso os dois textos provoca uma certa polêmica e essa razão que gera a nossa controvérsia.


    apesar disso o Blog é muito bom parabens prof vitor que criou o blog. ^^

    ResponderExcluir